Connect with us

Sociedade

77% da população já está recenseada, garante INE

Published

on

De 19 de Setembro a 19 de Novembro de 2024, o processo do Recenseamento Geral da População e Habitação em Angola abrangeu mais de 77% da população em todo o território nacional.

A informação foi avançada esta terça-feira, em Conferência de Imprensa, pelo Director Geral do Instituto Nacional de Estatística, José Calenge, quando falavam em mais um ponto de situação.

O também Coordenador Geral Adjunto da Comissão de multissectorial para a Realização do Censo 2024, começou por dizer que a listagem permitiu fazer o registro prévio das populações de todo o país.

“Registou as taxas mais elevadas nas seguintes províncias, Lunda Norte com uma listagem de 112,1%, Banguela com 110%, Lunda Sul com 109,9%, Cabinda com 102,2%, Moxico com 99% e Cuanza Norte com 91,7%, respectivamente, em termos de listagem da população”, disse.

José Calenge afirmou mesmo que foram vários os desafios enfrentados durante o processo de recolha de dados em campo, nomeadamente a ausência dos agregados, a resistência dos cidadãos em ceder informações, zonas com vias de difícil acesso, zonas de insegurança pública, agressão aos recenseadores, dificuldade de licenciar alguns condomínios.

“Todavia, nessa mega operação estatística, temos contado com a cooperação e parceria de várias forças vivas da sociedade, nomeadamente as igrejas, associações cívicas, comunicação social, os governos provinciais através das administrações municipais, distritos e diversos departamentos ministeriais que compõem a Comissão Multissetorial de Apoio à Realização do Censo 2024, no sentido de ultrapassar com sucesso os diversos desafios do campo”, acrescentou.

O Director Geral do INE referiu ainda que em algumas localidades, principalmente urbanas, existem algum trabalho ainda por se concluir.

“Assim, de modos a garantir a cobertura dessas áreas, as actividades de recolha de campo continuarão através do método de repescagem e das linhas telefônicas de atendimento ao público disponibilizadas nas plataformas digitais do Censo 2024, a fim de ultrapassar os desafios acima mencionados”, anunciou.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD