Connect with us

Eleições 2022

Governo brasileiro felicita João Lourenço

Published

on

O governo brasileiro felicitou, hoje o presidente reeleito de Angola, João Lourenço, pela vitória nas eleições gerais do país.

“O governo brasileiro felicita o presidente reeleito, João Lourenço, pela vitória no pleito realizado no dia 24 de agosto, cujos resultados finais foram divulgados na tarde de segunda-feira pelo Conselho Nacional Eleitoral de Angola”, lê-se numa nota divulgada pelo Itamaraty, citada pela RTP.

A diplomacia brasileira acrescentou ainda que o país “renova seu compromisso em avançar a parceria estratégica com Angola”, uma forte carteira de investimentos, estimada em 1,7 mil milhões de euros, em áreas que vão da energia à agroindústria, passando pela farmacêutica, construção e turismo.

Segundo os resultados finais apresentados na sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) pelo presidente do órgão, Manuel Pereira da Silva, votaram nas eleições da última quarta-feira 44,82% dos 14,4 milhões de eleitores, com 1,67% de votos brancos e 1,15% de votos nulos.

O MPLA arrecadou 3.209.429 de votos, ou seja 51,17%, elegendo 124 deputados, e a UNITA conquistou 2.756.786 votos, garantindo 90 deputados, com 43,95% do total.

O plenário da CNE proclamou João Lourenço – cabeça de lista do MPLA – como Presidente da República de Angola e Esperança da Costa – a número dois – como vice-presidente.