Connect with us

Eleições 2022

UNITA diz que CNE violou Lei eleitoral ao divulgar resultados sem ser notificado

Published

on

O partido UNITA considera que a Comissão Nacional Eleitoral não foi notificada da decisão saída do plenário, para a divulgação dos resultados eleitorais, o que constitui uma violação a Lei Orgânica sobre as eleições Gerais de 24 de Agosto último.

O partido liderado por Adalberto Costa Júnior começa por dizer que tomou conhecimento dos resultados definitivos das eleições gerais de 24 de Agosto, apresentados pelo Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Dr. Manuel Pereira da Silva, no dia 29 de Agosto de 2022, cerca das 15H00, por intermédio dos Órgãos de Comunicação Social Públicos.

“A UNITA não foi notificada da decisão do Plenário que caucionou os referidos resultados e ao seu mandatário não foi entregue a cópia da acta do apuramento dos resultados definitivos das eleições gerais de 24 de Agosto, como previsto no nº 3 do artigo 136º da Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais”, disse, o Secretário Geral, Álvaro Daniel que apresentou a declaração.

Sobre os resultados definitivos a UNITA reitera que não reconhece os resultados indicado pela CNE, enquanto não forem decididas as reclamações já em sua posse.

Neste contexto aproveita informar a opinião nacional e internacional que dentro dos prazos legais fará entrada de uma reclamação que terá os efeitos suspensivos da Declaração dos resultados definitivos apresentado pela CNE.

“É do interesse de todos os angolanos que a CNE não se furte a comparação das actas sintese em posse dos Partidos politicos, resultantes da vontade popular, expressa nas urnas, que representa a verdade eleitoral”, termina a comunicação de reação à divulgação dos resultados das eleições de 24 de Agosto e que dão vitória ao MPLA com 51,17% dos votos contra 43,95% da UNITA.