Connect with us

Eleições 2022

Conheça as oitos formações políticas que concorrem às quintas eleições

Published

on

Em dia de reflexão conheça as oito formações políticas que constam do boletim de voto das Eleições Gerais desta quarta-feira, 24 de Agosto, e concorrem para governar Angola nos próximos cinco Anos (2022-2027).

Tratam-se de sete partidos (MPLA, UNITA, FNLA, PRS, APN, P.NJANGO e PHA), e uma coligação de partidos políticos (CASA-CE).

1. PHA

Partido Humanista de Angola (PHA) surgiu este ano, reconhecido pelo Tribunal Constitucional alguns dias antes da convocação das eleições Gerais de Angola, pelo Presidente da República, João Lourenço.

É unico partido político nestas eleições que tem como líder e candidata à Presidente da República de Angola, uma mulher, Florbela Malaquias, antiga militante da UNITA.

2. P. NJANGO

Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P.NJANGO) também surgiu este ano, reconhecido pelo Tribunal Constitutional, poucos dias antes da convocação das Eleições Gerais, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço.

É liderado por Dinho Jonatão Chingunji, antigo militante e dirigente da UNITA. Recordar que Dinho Chingunji foi Ministro da Hotelaria e Turismo, indicado pelo partido UNITA, no quadro o Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN).

3. UNITA

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

Segundo maior partido em Angola e o maior na oposição, tem Adalberto Costa Júnior como Presidente e cabeça de lista.

Adalberto Costa Júnior chegou a liderança do seu partido em 2021, eleito no XII Congresso realizado em Dezembro daquele ano, substituindo Isaias Samakuva, que dirigiu a UNITA desde 2002, ano em que morreu o seu fundador, Jonas Savimbi.

Adalberto Costa Júnior viu anulado pelo Tribunal Constitutional o Congresso que o elegeu como Presidente do partido, através do Acordão 700/20, tendo sido repetido o conclave, concorrendo, desta vez, sozinho.

4. FNLA

Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA). É o primeiro da história politica de Angola, como movimento impulsionador da luta contra o colonialismo Português.

Fundado por Holden Roberto, é deste partido (naltura UPA) que surgiu o MPLA e a UNITA, ainda na década de 1950. A sua liderança é marcada por turbulências constantes, bem como lutas internas.

De 2008 a 2017 foi a terceira maior força política de Angola, prestígio perdido para a CASA-CE. O seu Presidente actual chama-se Nimi a Nsimbi.

5. CASA-CE

Convergência Ampla de Salvação de Angola -Coligação Eleitoral (CASA CE).

É a única coligação de partidos políticos que concorre nas eleições deste ano em Angola.

É actualmente a terceira maior formação política no país.

Fundada em 2012, por Abel Chivukuvuku, a CASA-CE vai às eleições com o economista Manuel Fernandes como seu Presidente.
Lembrar que a liderança daquela coligação eleitoral sofreu transformações.

Abel Chivukuvuku foi obrigado a abandonar o poder pelo facto de não ser líder de nenhum dos partidos políticos que formam a coligação e foi substituido por Agostinho Mendes de Carvalho, que também foi contestado e cedeu lugar a Manuel Fernandes, o actual Presidente.

6. APN

Aliança Patriotica Nacional (APN). Fundada por Quintinto Moreira, antes das eleições de 2017, depois de ver o seu anterior partido (Nova Democracia) extinto por não ter conseguido eleger nenhum deputado em duas eleições consecutivas, em 2008 e 2012, em obediência a Lei que determina a extinção de todo o partido que não consegue eleger Deputados ao Parlamento em duas eleições seguidas.

Quintino Moreira é o candidato com mais participação em eleições em Angola. Em 2008 e 2012 concorreu com como sendo Presidente da coligação Nova Democracia (ND). Em 2017 e agora em 2022 concorre com o partido APN.

7. PRS

Partido de Renovação Social (PRS).

É a primeira formação política registada em Angola como Partido Político, visto que MPLA, UNITA e FNLA eram movimentos de luta contra o colonialismo.

Foi Fundado em 1990 por Eduardo Kuangana. Actualmente tem como Presidente Benedito Daniel.

8. MPLA

Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa o país desde 1975, ano em que o país conquistou a Independência, de Portugal.

O Partido MPLA, fundado em 1953 é liderado por João Lourenço, que concorre para o seu segundo mandato, depois de governar o país desde 2017, quando chegou ao poder ao vencer as eleições gerais daquele ano, em substituição de José Eduardo dos Santos.