Connect with us

Mundo

“60% do processo eleitoral na RDC correu bem”, avaliam observadores da OSCPC

Published

on

O representante da Organização da Sociedade Civil pela Paz no Congo (OSCPC) disse em exclusivo à Rádio Correio da Kianda que o “importante é que as eleições foram realizadas, apesar das falhas registadas”.

Em causa está o facto que “as assembleias de voto deveriam abrir às 6h e a votação começar às 7h da manhã, com término às 17 horas de quarta-feira (no mesmo dia), mas, infelizmente não é o que aconteceu, nesta comuna de Bandalungua por exemplo, a maioria das assembleias abriram ao meio dia, não houve muita afluência como era previsto, porque muitos eleitores ficaram desmotivados e, voltaram às suas casas”, disse o representante da OSCPC.

Por este motivo, a votação deu seguimento na quinta-feira, 21, para permitir que àqueles que não exerceram o seu direito de voto no dia anterior pudesse votar hoje.

Entretanto, o nosso interlocutor avalia que 60% do processo eleitoral correu bem, disse o representante da Organização da Sociedade Civil pela Paz no Congo.

Acompanhe a cobertura completa das eleições na RDC, na Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM para Luanda, e no portal www.correiokianda.info.

Por Queirós Chilúvia, directo da República Democrática do Congo 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.