Connect with us

Lifestyle

5 rotinais matinais para começar o dia a gostar de si

Published

on

As rotinas matinais são mais importantes do que pensa pois a forma como começa o seu dia define a energia que irá acompanhá-lo até à noite. Mesmo que comece o dia a correr saiba que estes 5 passos, repetidos todas as manhãs, vão ajudá-lo a viver com muito mais amor-próprio e ser uma pessoa mais realizada e feliz.

 5 rotinais matinais para começar o dia a gostar de si

Aquele breve momento entre o toque do despertador e a tomada de consciência de quem é e de onde está é muito importante para definir a energia que vai estar consigo ao longo de todo o dia. Por isso, as rotinas matinais ajudam-nos a estruturar a nossa vida porque nos permitem organizar o dia – e nem precisa de gastar muito tempo nessa tarefa, pode ajustá-la aos seus horários e ao seu ritmo individual – sendo sempre uma espécie de âncora mental que nos traz segurança e estabilidade, independentemente da forma como o seu dia vai correr.

Lembre-se que ninguém pode pertubar a sua paz a menos que você o permita. Começar o dia a cuidar de si e a investir em sentimentos de amor-próprio gera uma energia que lhe vai trazer uma postura mais otimista, o que atrai melhores oportunidades e mais possibilidades de ter um dia de sucesso.

Siga estas 5 rotinas diárias logo pela manhã, ajustando-as a si, e descubra o que elas podem fazer por si:

1 – TENHA UM PENSAMENTO POSITIVO E AMOROSO LOGO QUE ACORDA

Assim que desperta, pense em algo que lhe inspire amor e alegria. Pode ser qualquer coisa, como o amor que tem pelos seus filhos ou pelo seu companheiro, a alegria que o seu cão lhe traz, ou até o sabor delicioso do café que vai beber dali a pouco. Seja aquilo que for que funciona para si, assegure-se que é algo de que gosta e que está ansioso por fazer ou por sentir. Este passo, tão simples, vai ajudá-lo a criar um esquema mental positivo – que é um ingrediente-chave para o amor-próprio e para a felicidade.

2 – NÃO HÁ NENHUM “TENHO DE” LOGO DE MANHÃ

É verdade, tem pouco tempo para se arranjar até sair a tempo de chegar a horas ao trabalho. Mas nos primeiros minutos do seu dia permita-se “não ter de” fazer absolutamente nada. Pode apenas olhar pela janela e contemplar o céu, pode inspirar e expirar profundamente duas ou três vezes, ou pode simplesmente não pensar em nada, não fazer nada. O importante, aqui, é centrar-se em si, apenas e só em si.

3 – TOME O SEU CAFÉ OU O SEU CHÁ DA MANHÃ FOCADO NO PRESENTE

Muitas pessoas costumam tomar café ou chá logo de manhã, mas fazem-no a correr, sem sequer pensarem no que estão a fazer. Não tem de passar muito tempo a beber café, mas é essencial que o faça focado naquilo que está a fazer, e em nada mais. Quando estiver a beber o seu café, concentre-se no seu sabor, no seu aroma, na sua frescura. E este ato serve como exemplo para tudo o resto na sua vida: aprenda a apreciar aquilo que a vida lhe oferece. Seja o que for.

4 – DEFINA INTENÇÕES PARA O SEU DIA

Uma parte muito importante das rotinas matinais consiste em definir um propósito, uma intenção para esse dia. Se puder escrevê-la num caderno ou até no seu telemóvel, adicionando-a como um lembrete que irá aparecer à sua frente pelo menos duas vezes ao longo do dia, melhor ainda. Mas se não tiver tempo de o fazer todos os dias, pelo menos pense, nem que seja enquanto toma duche, naquilo que quer desse dia. Dependendo do que vai fazer, das pessoas com quem vai estar e dos sentimentos que associa a essas pessoas e situações, defina uma intenção para esse dia (por exemplo, “hoje quero que a reunião com os meus chefes corra bem” ou “hoje quero que o café que vou tomar com o meu amigo Pedro nos traga bons momentos para recordar”). Quer a tenha escrito ou apenas pensado, lembre-se dessa intenção ao longo do dia. Começar cada dia com um propósito dá sentido à vida.

5 – DIGA A SI MESMO: “EU AMO-TE COMO ÉS!”

Começar o dia com amor passa por olhar-se ao espelho e transmitir à sua imagem um reforço positivo e de amor. Não diz ao seu par que o ama, ou aos seus filhos? Então porque não faz o mesmo em relação a si próprio? Pode fazê-lo enquanto se está a pentear ao espelho, dizendo-o em voz alta, ou pensando-o enquanto escova os dentes. O que importa é que todos os dias comecem com uma mensagem de amor dirigida a si, apenas e só a si. É que você é (mesmo) a pessoa mais importante da sua vida, e tem a responsabilidade de a viver da melhor forma e de a aproveitar ao máximo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *