Politica
49 anos de independência: Bloco Democrático advoga distribuição justa da renda nacional
O país assinala na próxima segunda-feira, 11, o 49º aniversário da independência. A efeméride vai decorrer sob a égide “11 de Novembro: Unidade Nacional, Produção e Desenvolvimento Sustentável”, cujo acto central terá lugar na cidade de Malanje.
Segundo o programa das comemorações a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, o acto central será presidido pela ministra de Estado para área Social, Maria Bragança.
O documento salienta ainda que, as comemorações devem ocorrer em todo país, nas instituições e nos serviços públicos, nos partidos políticos e nas organizações da sociedade civil e, nos estabelecimentos de ensino publico privado.
As instituições militares e paramilitares, as comunidades locais e as missões diplomáticas e consulares de Angola, também devem se juntar as comemorações que tiveram início no dia 1 de Novembro do ano me curso.
Sobre a matéria, o Secretário-Geral do Bloco Democrático diz que há poucos motivos de festejar os 49 anos da independência, Mwata Sebastião, defende o revirar da página, e dar um outro significado da independência, que passa pela redistribuição justa da riquezas.
O político do Bloco Democrático, diz que a data serve para reflectir o país que queremos acrescentando por outro lado que, o país comemora o 49º aniversário com exércitos de desempregados, dos sem teto e defende políticas que visam ultrapassar esse cenário, que no seu entender, nem deveria dignificar a elite angolana.