Sociedade
48 anos depois Rádio Nacional de Angola volta receber visita presidencial
Depois da visita que o então Presidente da República Popular de Angola, António Agostinho Neto, fez a 5 de Outubro de 1977, hoje o Chefe de Estado João Lourenço visitou os estúdios centrais da RNA, que recentemente foi elevada a Património Cultural Nacional pelo Ministério da Cultura.
Durante a visita, o administrador para Área Técnica, Pedro Guimarães, apresentou ao chefe de Estado, as dificuldades que a principal emissora de rádio do país enfrenta.
Disse que 47% da população angolana está sem acesso ao sinal da rádio, por causa das várias dificuldades técnicas relacionadas com a deterioração dos seus equipamentos.
Visitou, igualmente, o Centro Emissor, a Redacção Central da direção de Informação, estúdios de emissão dos noticiários, a Rádio Luanda, o Centro de documentação e Informação, o sala de Arquivo, este último, local em que João Lourenço demorou mais tempo.
É a primeira vez que João Lourenço visita os estúdios centrais da Rádio Nacional. Desde que assumiu o cargo, o Presidente da República já visitou a Televisão Pública de Angola, por duas ocasiões, a TV Zimbo, a Rede Girassol e a Rádio Ecclésia-emissora católica de Angola.
A RNA, situada na Avenida Comandante Gika, em Luanda, tem quatro principais emissores, a do canal A, Rádio Luanda, Rádio Cinco e também a Rádio Ngola Yeto todos em Frequência Modelada (FM).
É o órgão público com maior cobertura nacional, tendo 18 emissoras de rádios provinciais, um regional e três municipais.
Lembrar que a Rádio Nacional de Angola é, a par do Jornal de Angola, único órgão público de comunicação social que funciona em infraestruturas próprias desde a independência do país.