" />
Conecte-se agora

Economia

“Vícios no processo” leva MTN a desistir do concurso público para nova operadora de telefonia em Angola

Fonte: Expanãso

Redação

Publicados

on

- MTN - “Vícios no processo” leva MTN a desistir do concurso público  para nova operadora de telefonia em Angola

A MTN, a maior empresa africana de telecomunicações, desistiu do concurso público internacional para a atribuição de um título global unificado para o 4.º operador global no sector das telecomunicações, alegando que o processo está “viciado”. Ministério e INACOM não se pronunciam.

Uma empresa angolana constituída em Janeiro com um capital social de 200 mil Kz é a única concorrente à quarta licença para operadora móvel, depois de a gigante sul-africana das telecomunicações, a MTN, ter desistido do concurso público internacional alegando que estava “viciado”, apurou o Expansão.

O anúncio de um concurso público internacional para a escolha de uma quarta operadora móvel surgiu através do Despacho Presidencial n.º21-A/18 de 23 de Fevereiro, no qual o PR autorizou o ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação a abrir esse concurso. Previa ainda a constituição da comissão de acompanhamento do processo, coordenada pelo Ministério das Telecomunicações, integrando o MinFin, o BNA, e duas secretarias da Casa Civil do PR.

A menos de uma semana de ser anunciado o resultado do concurso, agendado para 28 de Novembro, a MTN, numa resposta a questões do Expansão, escusou-se a comentar. No entanto, fontes da empresa adiantaram que a sul africana se retirou do processo alegando “falta de transparência”.

Desta forma, resta apenas uma empresa, a Telstar – Telecomunicações, Lda, constituída a 26 de Janeiro de 2018, de acordo com o Diário da República, cujos accionistas são o general Manuel João Carneiro (90% do capital), na reforma, e António Cardoso Mateus (10%). O accionista maioritário tem ligações à empresa Mundo Startel, uma sociedade de capitais anónimos, registada na INACOM, o regulador das telecomunicações, com licença de telefonia fixa, entretanto expirada, apurou o Expansão.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (5)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (142)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (33)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação