" />
Conecte-se agora

Mundo

Cuba retira médicos do Brasil após declarações de Bolsonaro

Redação

Publicados

on

- M  dicos cubanos em Bras  lia - Cuba retira médicos do Brasil após declarações de Bolsonaro

Cuba rechaçou nesta quarta-feira (14) as modificações anunciadas pelo presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro, no programa Mais Médicos, e decidiu suspender a participação de seus profissionais – segundo um comunicado oficial.

“O Ministério de Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”, diz o texto.

Em diferentes ocasiões durante sua campanha eleitoral, Bolsonaro anunciou que suspenderia esse programa com a OPAS e Cuba e que seu governo contrataria individualmente médicos que desejassem permanecer no Brasil.

“As modificações anunciadas impõem condições inaceitáveis e violam as garantias acertadas desde o início do Programa”, diz o texto oficial cubano, acrescentando que “não é aceitável questionar a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos”.

O comunicado considera que as declarações de Bolsonaro têm “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos”.

O Programa de Médicos está em andamento desde agosto de 2013 com médicos de diversos países e, desde então, quase 20 mil médicos cubanos já atenderam 113,5 milhões de brasileiros, segundo o texto.

AFP

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (5)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (142)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (33)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação