" />
Conecte-se agora

Partidos Politicos

ÚLTIM HORA: Agostinho Kamuango a passos largos do cadeirão máximo da JURA

Vasco da Gama

Publicados

on

- agostinho kamuango - ÚLTIM HORA: Agostinho Kamuango a passos largos do cadeirão máximo da JURA

O quarto Congresso da JURA que decorre no Complexo da SVSMO, em Viana, Luanda, está a sagrar, neste momento, o jovem Agostinho Kamuanga, como Secretário Geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola, JURA.

Contabilizados que estão quatro mesas das sete disponíveis, o jovem político, que também é o primeiro Secretário regional de Luanda dos maninhos, lidera a contagem dos votos seguido pelo Aly Mango, Deputado a Assembléia Nacional, pela bancada parlamentar da UNITA, fruto da sua eleição, no último congresso da JURA..

No seio dos delegados vários factores são apontados para que se escolha ou não este ou aquele concorrente. Dizem, por exemplo, que Agostinho Kamuanga está a liderar os votos fruto da sua obediência aos ditames dos “mais velhos” que, nalgum momento, pretenderam prejudicar o jovem por conveniências familiares.

“o kamuango é um jovem muito obediente que mesmo castigado pelos mais velhos, soube tirar partido disto, cumprindo escrupulosamente as penalizações estratégicas. não discutiu com ninguém, e isso, hoje, está a ser fundamental na sua escolha”. Referiu uma fonte ligada aos maninhos que não aceitou ser identificada.

O Correio da Kianda sabe, por outro lado, que Nelito Ekuiki, Deputado a Assembleia Nacional, tem a sua eleição beliscada pelo facto de muitos dos candidatos entenderem que o jovem utilizou meios logísticos de pessoas ligadas ao “regime” para atingir ao cargo em discussão.

Essa atitude, conta a fonte, não é aceitável, por parte dos delegados, pois, acrescenta, a UNITA, não admite traições.

Já Elsa Pataco não conta para a liderança do Movimento Juvenil da UNITA, porque os militantes entendem que o facto dela não ter se deslocado às demais Províncias na altura, por motivos, alegadamente, de saúde prejudicou, consideravelmente, a sua campanha.

“quem não consegue ir ao Uíge, por exemplo, porque não está bem de saúde, não merece ser Secretário Geral de uma organização que se presa a resolver problemas de todos os cidadãos.

Por ouro lado, Oseias Chilembo, um dos oito concorrentes desistiu antes do pleito, tendo para o efeito, declarado os seus votos ao Agostinho Kamuango, por entender que reunia o melhor projecto político para os próximos anos da JURA. Aly Mango, que concorre a sua própria sucessão tem uma desvantagem resultante da apatia do movimento juvenil nos últimos quatro anos em que esteve na liderança do mesmo.
A contagem decorre e tudo indica que Kamuango vai ser declarado, ainda esta noite, Secretário-Geral da JURA, fruto da sua obediência, como dissemos, nos momentos mais difíceis da sua carreira política.

Em actualização…

Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD