" />
Conecte-se agora

Politica

Mais carros para Deputados: João Lourenço aprova crédito adicional para compra de viaturas protocolares

Redação

Publicados

on

- WhatsApp Image 2018 01 31 at 09 - Mais carros para Deputados: João Lourenço aprova crédito adicional para compra de viaturas protocolares

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou a abertura de um crédito adicional, no montante de 4,1 mil milhões de kwanzas (cerca de 13,5 milhões USD), “para suportar as despesas relacionadas com a segunda fase de aquisição de viaturas protocolares”.

A medida consta do Decreto Presidencial n.º 243/18, que
indica que o crédito adicional é afecto à Assembleia Nacional, apesar de o decreto não avançar quaisquer informação sobre os modelos e marcas dos veículos que vão ser comprados.
do pela “necessidade de se atribuir aos 220 deputados viaturas de uso integral, em conformidade com o disposto no procedimento previsto na Lei dos Contratos Públicos de 16 de Junho de 2016.

De acordo com os valores apresentados, e dividindo-os pelos 220 deputados, cada carro teria um custo aproximado de 354 mil USD (58.738.679,78 Kwanzas), sendo que, de acordo com a pesquisa feita na altura pelo Novo Jornal Online, uma viatura deste modelo chega ao porto de Antuérpia, na Bélgica, pelo valor de 110 mil USD (18.250.814,65 Kwanzas).

No ano passo o presidente da Assembleia Nacional, através do despacho nº. 3/17, delegou competência ao secretário geral daquele orgão para comprar viaturas de marca Lexus, modelo LX 570, de 2017, para os deputados da IV Legislatura da Assembleia Nacional, no valor de 12.934.500.000 de kwanzas (cerca de 77 milhões de dólares).
Naltura, o valor era superior ao montante destinado pelo Orçamento Geral do Estado a oito hospitais provinciais ou à construção de 78 escolas de 12 salas de aulas cada.
A decisão do Presidente João Lourenço, tem provocado reacções em vários sectores da sociedade angolana, numa altura em que o país atravessa grandes dificuldades, resultante da crise econômica e financeira que já perdura a quase 7 anos.

Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD