" />
Conecte-se agora

Partidos Politicos

Crise na CASA-CE: Deputados pedem divisão do Grupo Parlamentar

Makuta Nkondo admite que os nervos estão à flor da pele na coligação

Redação

Publicados

on

- 20171218073051casamaka - Crise na CASA-CE: Deputados pedem divisão do Grupo Parlamentar

Um grupo de deputados da CASA-CE enviou uma carta ao presidente da Assembleia Nacional a pedir a divisão da Grupo Parlamentar dos eleitos pela coligação eleitoral.

Num recente encontro do Grupo, apenas três dos 16 deputados estiveram presentes, revelou à VOA o parlamentar Makuta Nkondo, que diz estar a tentar mediar uma aproximação entre as diferentes sensibilidades.

Os nervos entre os membros da coligação encontram-se à flor da pele, mesmo depois de o Tribunal Constitucional ter refutado a criação do partido Podemos JÁ, integrado por dirigentes da CASA-CE, entre os quais o próprio líder Abel Chivukuvuku.

Alexandre Sebastião André, presidente do Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola (PADDA), reitera que a criação do Podemos JÁ pelos independentes da CASA-CE era ilegal e que o Tribunal Constitucional tomou a melhor decisão.

Para o também jurista e deputado, “o problema não é o podemos ou não podemos, todos nós somos poucos e a CASA-CE vai exigir mais com disciplina”.

Tensão

Por seu lado, o deputado Makuta Nkondo, que tenta uma conciliação entre os independentes promotores do Podemos JÁ e os partidos fundadores da coligação, diz ser triste que um grupo de deputados ligados aos independentes tenham escrito ao presidente do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, a pedir a divisão do Grupo Parlamentar.

“Apenas estivemos três deputados presentes (na reunião), outros já escreveram ao presidente do Parlamento a pedir a separação da bancada, não sei se é bancada B”, lamentou.

Por seu lado, o deputado André Mendes de Carvalho “Miau”, tido como substituto natural de Abel Epalanga Chivukuvuku na presidência da CASA-CE, minimiza o caso e afirma desconhecer a carta que solicita a divisão da bancada parlamentar dentro da coligação.

“Eu desconheço, no entanto, com ou sem Podemos JÁ, a CASA-CE tem que melhorar”, garanti “Miau”.

Recorde-se que o deputado da CASA-CE e presidente do Bloco Democrático, Justino Pinto de Andrade, afirmou recentemente que as relações entre os partidos políticos têm vindo a melhorar.

C/ VOA

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD