" />
Conecte-se agora

Lifestyle

Atenção, a estes secadores de cabelo. “São perigosos”

Redação

Publicados

on

- aprenda a secar os cachos nesse inverno sem danificar os fios - Atenção, a estes secadores de cabelo. “São perigosos”

Notícias ao Minuto

Há no mercado “quatro modelos de secadores de cabelo” que chumbaram “num teste de segurança elétrica” a que a DECO submeteu “15 aparelhos”. Além disso, alerta a Associação para a Defesa do Consumidor, “dois deles acabaram mesmo por incendiar-se no laboratório”. Por esse motivo, confira abaixo se o que tem em casa é algum deles.

A DECO revela ainda que um quinto modelo “foi eliminado por alegar uma potência muito superior à real” e assim mentir aos consumidores.

Por estas razões, a Associação para a Defesa do Consumidor informa que comunicou o resultado destes testes “à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), de quem esperamos a atuação mais adequada para garantir que estes produtos são efetivamente retirados do mercado”.

Estes modelos são “perigosos” e “não deveriam estar à venda”:

ROWENTA CV5384: “A placa que envolve os botões do aparelho é pouco robusta. Em caso de montagem e desmontagem sucessiva (por exemplo, para reparação do cabo), a placa pode soltar-se facilmente e a mão do utilizador pode entrar em contacto com as partes ativas do interior do aparelho. Há risco de eletrocussão”.

SELECLINE 871466/RW807B: “Este modelo comercializado exclusivamente pelo Grupo Auchan já não está à venda, mas alguns consumidores ainda o poderão ter em casa. Chumbou no teste quando reduzimos a velocidade do motor e o fluxo de ar emitido pela ventoinha, simulando uma eventual avaria ou desgaste do motor. O aparelho incendiou-se porque a temperatura no interior subiu”.

BECKEN BPHD 2663: “Este secador comercializado exclusivamente pela Worten também começou a incendiar-se perante um bloqueio do motor. Esta simulação demonstra o que aconteceria se o secador sofresse uma repentina avaria ou bloqueio do motor”.

TAURUS ALIZE EVOLUTION 2200: “Simulando uma significativa redução da velocidade do motor, compatível com um credível desgaste do produto após muitas utilizações ou com uma avaria, parte do secador simplesmente derreteu e expôs as partes vivas do seu interior, ainda incandescentes”.

O quinto modelo, cuja potência prometida é afinal muito inferior à real, é o AEG Profi-FOEN HT5580. Diz a DECO que o “secador dizia ter 2300 watts de potência, mas nem a 1900 watts chega, na realidade. Não constitui um modelo ‘perigoso’, mas chumba igualmente no teste, por mentir aos consumidores”.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD