" />
Conecte-se agora

Lifestyle

Estes são os dois maiores inimigos do seu coração

Redação

Publicados

on

- BBOtOwl 1 - Estes são os dois maiores inimigos do seu coração

Num estudo recentemente levado a cabo pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, 42% dos inquiridos, numa amostra de 1583 participantes, assume ter excesso de peso, 46% assume ser sedentário, porém, só 19% revela ter uma má alimentação, 22% hipertensão arterial e 8% diabetes, o que nos diz que, a consciência, o conhecimento e a literacia sobre números associados aos fatores de risco para a doença cardiovascular é, ainda, um caminho a trabalhar. Ora se, sabemos que é na má alimentação, à base do consumo de gorduras, açúcar e sal, que está uma das maiores causas para o desenvolvimento da diabetes e da hipertensão arterial, e se 42% dos inquiridos nos diz que pratica uma má alimentação, temos um dado indicativo do risco associado a estas patologias maior do que aquele que é revelado pelos participantes.

Já há quem designe o século XXI como ‘o século tamanho XXL’. A verdade é que, de acordo com os dados relativos ao consumo alimentar da população portuguesa, obtidos através do Inquérito Alimentar Nacional e apresentados no relatório anual do consumo alimentar e do estado nutricional apresentado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, é possível concluir que o consumo de bolos, doces, bolachas, snacks salgados, pizzas, refrigerantes, néctares e bebidas alcoólicas representam cerca de 21% do consumo total. Ora, estes alimentos têm, invariavelmente, sal e açúcar em excesso!

No Dia Internacional da Alimentação, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para a importância de monitorizar a ingestão de sal e açúcar na alimentação. Um dos grandes desafios da política alimentar e nutricional portuguesa, para os próximos anos, será devolver a tradição alimentar mediterrânica ou uma adaptação. O programa nacional para as doenças cérebrocardiovasculares destaca, como um dos objetivos a atingir em 2020, a redução do consumo de sal, 3-4% ao ano.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD