Connect with us

Sociedade

30 mil milhões de kwanzas disponibilizados para o Censo 2024

Published

on

“Vai permitir que em África e no mundo se conheça essa nossa bela Angola”

Trinta mil milhões de kwanzas é o valor que o Executivo angolano disponibilizou para o processo do Censo Geral da População e da Habitação, que arranca à meia noite desta quinta-feira, 19 de Setembro.

Esta será a segunda vez que se realiza o Censo Geral da Habitação e da População da Angola independente, depois de em 2014, o país ter contabilizado cerca de 24 milhões de cidadãos residentes.

Os valores disponibilizados servem para os gastos operacionais durante os 30 dias do processo de recolha de dados censitários.

O censo é abrangente às 18 províncias do país, devendo ser contabilizados todos os cidadãos que se encontrem em território nacional, durante os 30 dias do processo.

Ao fazer o discurso de abertura do lançamento do processo, no Anfiteatro do Instituto Nacional de Estatística, em Luanda, o Coordenador da Comissão Multissectorial, Francisco Pereira Furtado, disse que o Censo é útil para contabilizar a população, para além de obter as características como sexo, cor, habitação, dentre outras.

“Vai permitir que em África e no mundo se conheça essa nossa bela Angola”, disse.

Foram desencadeadas diversas acções deste que é o maior evento estatístico do país. Mais de mil técnicos, estarão envolvidos no processo, com o apoio de efectivos das Forças Armadas Angolanas.

Estão presentes no lançamento, hoje, do Censo 2024, governadores, ministros, representantes de organizações nacionais e internacionais.

Radio Correio Kianda

Colunistas