Connect with us

Lifestyle

3 perguntas para se fazer no fim de ano

Published

on

Na verdade acredito que essas perguntas são sempre úteis de serem feitas, para checarmos como estamos tocando nossas vidas. No entanto com o clima gerado pelo ‘‘truque do calendário’’ no final de cada ano, talvez tenhamos maior sensibilidade para separar alguns minutos e pensar nelas.

1. Como você foi útil neste ano?

O que você fez de bom para o seu entorno, para as pessoas que convivem com você? Para quem e como você foi útil? Às vezes não é preciso muito; um sorriso no rosto, estar disponível para ajudar alguém que precisa, fazer com que o seu conhecimento gere melhoria na qualidade de vida das pessoas, faz total diferença para o mundo e para você. Oscar Motomura, no artigo Liderança Necessária, fala sobre a necessidade de participação e de deixar um legado que todo ser humano possui, e que estão diretamente ligadas a essa ideia de ser útil.

2. O que você aprendeu neste ano?

A vida é uma grande escola, e isso é muito mais que um jargão. Se começássemos a refletir sobre nossas ações saindo do piloto automático, e prestando mais atenção no mundo a nossa volta aprenderíamos coisas excepcionais. Para um instante, lembre-se dos seus principais resultados alcançados neste ano, e também dos que não conseguiu alcançar: quais foram os motivos, as circunstâncias que o levaram até eles? O que é possível tirar de lição? Terminando essa reflexão você terá sedimentado um conhecimento que pode te guiar para escolher os melhores caminhos no próximo ano. Mas cuidado: não se prenda as conclusões do momento. Novos ‘‘testes’’ serão feitos no ‘‘laboratório’’ da vida, e você deve estar aberto para aprimorar seus conhecimentos. É a ideia de estar sempre ‘‘inacabado’’, trazida pelo grande educador, Paulo Freire.

3. O que você quer para o próximo ano?

Talvez essa seja a mais importante. Pare, dedique um tempo a ela, escreva. Mas preste atenção: Caso faça uma lista mas fique esperando cair do céu, este ano que você deseja, provavelmente no próximo ano estará refazendo os mesmos desejos e aí essa pergunta perde o seu valor. Após definir o que você quer, faça uso de todo aprendizado que você construiu até hoje, e comece a agir. Querer só é poder se você sai do lugar, se movimenta, parte para ação. E lembre-se; neste caminho que você terá pela frente, quando começar a agir, surgirão sempre catalisadores dispostos a te ajudar. Aproveite o fim de ano, e recomece com mais força e sabedoria ; )

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *