" />
Conecte-se agora

Economia

Economistas concordam com adiamento da introdução do IVA

Redação

Publicados

on

economistas concordam com adiamento da introdução do iva - VUNGE - Economistas concordam com adiamento da introdução do IVA

Fonte: JA
Os economistas Carlos Rosado e Fernando Vunge concordaram em que o adiamento vai permitir organizar melhor a introdução do IVA, para que seja o processo mais sólido, com o primeiro a declarar que deveria dar-se por um ano.

Carlos Rosado considerou que, estando-se no mês de Outubro, quando a Assembleia Nacional discute o Orçamento Geral de Estado (OGE) e outros assuntos financeiros, “não teria tempo para ver também o IVA”.

“Adiar para seis meses já é muito bom”, referiu Carlos Rosado que prefere, ainda assim, que se estenda o adiamento para um ano”, quando prevê que “a máquina (fiscal) esteja preparada” para introduzir o imposto de forma eficaz.

Fernando Vunge declarou que o adiamento da introdução do imposto para o segundo semestre de 2019 vai permitir que os comerciantes e o país se organizem melhor. “os grandes e pequenos comerciantes que ainda não têm a contabilidade organizada, não têm facturas e outras questões técnicas, precisam de aprimorar” os processos.

A decisão de adiar, afirmou Fernando Vunge, deixa a percepção de que o Governo não irá concluir todos os pressupostos para introduzir o imposto até à data pretendida e de que não estão criadas as condições técnicas e legais exigidas pelo processo.

Alertou para a necessidade de se incluir o público na discussão dos instrumentos sobre o IVA para que, na altura da sua implementação, o público esteja dentro do assunto.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concordou com o adiamento, para o segundo semestre de 2019, da entrada em vigor do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) em Angola, de forma a conseguir-se um processo sólido.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD