" />
Conecte-se agora

Economia

Taag aguarda ‘agreement’ dos deputados para abrir 40% do capital

Redação

Publicados

on

taag aguarda ‘agreement’ dos deputados para abrir 40% do capital - Rui Carreira presidente da comissao execitiva taag - Taag aguarda ‘agreement’ dos deputados para abrir 40% do capital

Governo aguarda abertura do novo ano parlamentar para remeter a nova proposta de lei de privatizações. Alienação da companhia permite ao Estado ficar com a posição dominante.

A abertura do capital da Taag deve acontecer através do lançamento de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), num limite de até 40%, soube o VALOR de fonte ligada ao processo.

O assunto pode ficar ‘arrumado’ até ao fim do ano e fica dependente do tratamento que a Assembleia Nacional reservar à proposta de Lei das Privatizações. Por enquanto, o Governo aguarda apenas pelo fim das férias dos deputados para remeter a nova proposta que já inclui a privatização da companhia aérea nacional.

A fasquia definida, em princípio, permite ao Governo “salvaguardar a posição dominante sem quaisquer constrangimentos e manter o controlo da empresa”, cujos resultados positivos tardam a chegar, apesar das várias tentativas nos últimos anos. A última foi a parceria de gestão com a Emirates, rompida unilateralmente pela companhia dos Emirados Árabes Unidos.

“A privatização deve ser baseada num concurso internacional e privilegiar um parceiro que tenha capacidade técnica e financeira com vista a trazer mais valia ao desempenho da companhia, coisa que pode não acontecer com angolanos”, adverte uma fonte ligada ao processo.

Observadores antecipam, por sua vez, que a alienação da transportadora pública, ainda que parcial, poderá colocar o acual conselho de administração, liderado por Hélder Preza, numa situação transitória.

Em Maio deste ano, as referências sobre a possibilidade de privatização da Taag ganharam forma, após a emissão da dívida em eurobonds de três mil milhões de dólares. O prospecto emitido previa a privatização em bolsa de 74 empresas públicas, cuja maioria opera no sector industrial.

Antes, em Janeiro, o Presidente da República criou uma comissão de preparação e implementação do processo de privatização, via Bolsa de Valores, de empresas públicas de referência. Coordenada pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes, integra titulares das Finanças, Economia e Planeamento e secretários para os assuntos Económicos, das Finanças e Tesouro do Presidente da República.

A comissão é apoiada por um grupo técnico coordenado pela secretária de Estado para Finanças e Tesouro, Vera Daves, que está a proceder ao levantamento e diagnóstico das empresas elegíveis e com potencial para a privatização em bolsa de valores. Nesta altura, já tem a lista empresas subsidiárias da Sonangol que vão passar pelo mesmo processo.

Novos aviões

Um novo pacote para a aquisição de novos aviões da Boeing está a ser negociado entre o Estado e a companhia multinacional norte-americana. A informação foi avançada, em Nova Iorque, nos EUA, pelo Presidente da República, num encontro com empresários e potenciais investidores.

Trata-se de aviões para médio e longo cursos, cujo valor financeiro e número de unidades não foram revelados. A compra, a ser concretizada até 2020, vai permitir à Taag concorrer em igualdade de circunstâncias com outras companhias do sector, como justificou João Lourenço.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD