" />
Conecte-se agora

Diversos

Fernando Vunge: normalização do mercado cambial coroa esforços do Executivo

Redação

Publicados

on

fernando vunge: normalização do mercado cambial coroa esforços do executivo - 0c996875d 37d3 4fba b31d 3a05d759b351 - Fernando Vunge: normalização do mercado cambial coroa esforços do Executivo

O economista e Professor Universitário Fernando Vunge considera considera acertada a medida anunciada pelo BNA para devolver aos Bancos Comerciais a autonomia na alocação de moeda estrangeira aos seus clientes, garantindo que a medida deverá contribuir para uma maior transparência e confiança por parte agentes económicos que recorrem aos Bancos Comerciais para obtenção de divisas para transacções internacionais.

Para o Professor Universitário, o contexto adverso registado no preço do petróleo nos mercados internacionais desde o segundo semestre de 2014 provocaram uma queda abrupta nas receitas provenientes das exportações e consequentemente uma redução considerável das Reservas Internacional Líquidas do país, facto que obrigou ao BNA empreender uma série de medidas conducentes a uma melhor gestão das RIL, com destaque para a implementação do regime de taxa de câmbio flutuante através de um intervalo de bandas, dentre outras, que têm contribuído para os actuais níveis da convergência cambial entre a taxa de câmbio oficial e a taxa de câmbio do mercado paralelo, desincentivando deste modo aos agentes económicos que transaccionavam divisas no mercado informal.

Outra medida implementada pelo BNA que Fernando Vunge considera acertada, é a retoma da venda livre através dos leilões de divisas, mantendo simultaneamente as Vendas Directas para garantir sobretudo as importações de bens essenciais como alimentos, medicamentos, Matérias-Primas e outros equipamentos cujo acesso aos importadores nalguns casos carecia de autorização dos Departamentos Ministeriais ou sectores previamente definidos pelo BNA, o que provocava algum descontentamento por parte de alguns agentes económicos que alegavam alguma desconfiança nos critérios de atribuição dessas Vendas Directas, pelo que o BNA ao devolver essa autonomia aos Bancos Comerciais vai ao encontro dessas reclamações dos agentes económicos.

BNA e Reserva Federal reúnem-se em Nova Iorque

Gestores do Banco Nacional de Angola (BNA) e da Reserva Federal dos EUA reúniram-se nesta quarta-feira em Nova Iorque, numa altura que Angola tenta recuperar a confiança dos bancos correspondentes americanos.
O encontro, segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, será uma oportunidade de partilha de ideias sobre os desenvolvimentos mais recentes.
Em declarações à imprensa, José de Lima Massano declarou que o encontro vai servir para compreender as preocupações da Reserva Federal em relação ao mercado angolano.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD