" />
Conecte-se agora

Economia

FMI em Luanda para negociar financiamento de 4.500 milhões de dólares

Redação

Publicados

on

fmi em luanda para negociar financiamento de 4.500 milhões de dólares - 1410345478937 - FMI em Luanda para negociar financiamento de 4.500 milhões de dólares

De acordo com informação do Ministério das Finanças, o início das negociações do Programa de Financiamento Ampliado (EFF – Extended Fund Facility) estava previsto para outubro, tendo sido antecipado.

A missão do FMI é liderada por Mario de Zamaroczy e estará em Luanda até 05 de Outubro, dando sequência ao pedido de assistência feito pelas autoridades nacionais.

Em 20 de Agosto, em comunicado, o Ministério das Finanças angolano indicou ter solicitado “o ajustamento do programa de apoio do FMI [de assistência técnica, apresentado anteriormente], adicionando-se uma componente de financiamento”.

A medida, explicou então o mesmo comunicado, visa o apoio do FMI às políticas e reformas económicas definidas por Angola no Programa de Estabilização Macroeconómica e no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

As autoridades angolanas indicaram, em 24 de agosto, que pretendem negociar um empréstimo de 4.500 milhões de dólares, divididos em três tranches anuais, durante o período de vigência do EFF, suportado pelo Instrumento de Coordenação de Políticas (PCI – Policy Coordination Instrument).

Ao longo destes dias em Luanda, explicou o Ministério das Finanças, a missão negocial do FMI irá manter vários encontros com diferentes membros do Governo e do Banco Nacional de Angola, bem como com gestores de empresas públicas e com o sector financeiro.

Os encontros destinam-se a “examinar as perspectivas económicas e financeiras e identificar os eixos que vão sustentar o apoio” da instituição de Bretton Woods ao Estado angolano.

O Programa de Financiamento Alargado é um mecanismo de apoio do FMI aos países-membros, criado em 1974, “para ajudá-los a solucionar problemas de longo prazo relacionados com baixo crescimento económico e défice na Balança de Pagamentos, decorrentes de profundas distorções que exijam reformas económicas profundas”, descreveu o Ministério das Finanças.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (123)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD