" />
Conecte-se agora

Lifestyle

Cozinhar arroz desta maneira pode provocar envenenamento por arsénico

Redação

Publicados

on

cozinhar arroz desta maneira pode provocar envenenamento por arsénico - fazer arroz - Cozinhar arroz desta maneira pode provocar envenenamento por arsénico

Milhões de pessoas poderão estar em risco devido à forma incorreta como cozinham o arroz, avisam os cientistas.

Experiências recentes revelaram que um dos métodos mais comuns de cozinhar arroz – simplesmente cozê-lo numa panela até que a água ferva – pode ser insuficiente para prevenir a exposição a resíduos que provocam intoxicações por arsénico. Substância esta que contamina o arroz enquanto cresce, devido às toxinas industriais e aos pesticidas.

Este químico já foi associado a uma série de problemas de saúde incluindo à ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e de cancro, e ainda a problemas de desenvolvimento.

Enquanto que é comummente aceite que quaisquer vestígios de arsénico que restem são expulsos durante o processo de cozedura, os cientistas alertam agora que tal só acontece sem sombra de dúvidas quando o arroz é colocado de molho da noite para o dia.

Andy Meharg, professor de ciências biológicas na Universidade de Queens, em Belfast, na Irlanda do Norte, testou três métodos de cozinhar arroz para o programa da BBC ‘Trust Me, I’m a Doctor’ (‘Confie em Mim, Sou Médico’) para perceber se se registavam alterações nos níveis de arsénico.

No primeiro método, o professor usou um rácio de duas partes de água para uma de arroz, no qual a água fervia durante a cozedura – sendo este o método geralmente usado pela maioria da população.

Meharg concluiu que este método revelava a presença de maiores conteúdos de arsénico.

Contrariamente, quando utilizou cinco partes de água para uma parte de arroz e escorreu o excesso de liquido, os índices de arsénico caíram quase para metade; enquanto que no terceiro método, no qual o arroz ficou de molho da noite para o dia, os níveis da toxina reduziram em cerca de 80%.

Ou seja, o método mais seguro para cozinhar arroz é o último, no qual o alimento é colocado de molho durante a noite, depois lavado e escorrido até a água estar limpa, para só depois ser colocado numa panela, com um rácio de cinco partes de água para uma de arroz.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

Ana Margoso
Ana Margoso (3)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (122)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (7)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (8)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (30)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (2)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD