" />
Conecte-se agora

Lifestyle

5 rotinais matinais para começar o dia a gostar de si

Redação

Publicados

on

5 rotinais matinais para começar o dia a gostar de si - transferir 4 - 5 rotinais matinais para começar o dia a gostar de si

As rotinas matinais são mais importantes do que pensa pois a forma como começa o seu dia define a energia que irá acompanhá-lo até à noite. Mesmo que comece o dia a correr saiba que estes 5 passos, repetidos todas as manhãs, vão ajudá-lo a viver com muito mais amor-próprio e ser uma pessoa mais realizada e feliz.

 5 rotinais matinais para começar o dia a gostar de si

Aquele breve momento entre o toque do despertador e a tomada de consciência de quem é e de onde está é muito importante para definir a energia que vai estar consigo ao longo de todo o dia. Por isso, as rotinas matinais ajudam-nos a estruturar a nossa vida porque nos permitem organizar o dia – e nem precisa de gastar muito tempo nessa tarefa, pode ajustá-la aos seus horários e ao seu ritmo individual – sendo sempre uma espécie de âncora mental que nos traz segurança e estabilidade, independentemente da forma como o seu dia vai correr.

Lembre-se que ninguém pode pertubar a sua paz a menos que você o permita. Começar o dia a cuidar de si e a investir em sentimentos de amor-próprio gera uma energia que lhe vai trazer uma postura mais otimista, o que atrai melhores oportunidades e mais possibilidades de ter um dia de sucesso.

Siga estas 5 rotinas diárias logo pela manhã, ajustando-as a si, e descubra o que elas podem fazer por si:

1 – TENHA UM PENSAMENTO POSITIVO E AMOROSO LOGO QUE ACORDA

Assim que desperta, pense em algo que lhe inspire amor e alegria. Pode ser qualquer coisa, como o amor que tem pelos seus filhos ou pelo seu companheiro, a alegria que o seu cão lhe traz, ou até o sabor delicioso do café que vai beber dali a pouco. Seja aquilo que for que funciona para si, assegure-se que é algo de que gosta e que está ansioso por fazer ou por sentir. Este passo, tão simples, vai ajudá-lo a criar um esquema mental positivo – que é um ingrediente-chave para o amor-próprio e para a felicidade.

2 – NÃO HÁ NENHUM “TENHO DE” LOGO DE MANHÃ

É verdade, tem pouco tempo para se arranjar até sair a tempo de chegar a horas ao trabalho. Mas nos primeiros minutos do seu dia permita-se “não ter de” fazer absolutamente nada. Pode apenas olhar pela janela e contemplar o céu, pode inspirar e expirar profundamente duas ou três vezes, ou pode simplesmente não pensar em nada, não fazer nada. O importante, aqui, é centrar-se em si, apenas e só em si.

3 – TOME O SEU CAFÉ OU O SEU CHÁ DA MANHÃ FOCADO NO PRESENTE

Muitas pessoas costumam tomar café ou chá logo de manhã, mas fazem-no a correr, sem sequer pensarem no que estão a fazer. Não tem de passar muito tempo a beber café, mas é essencial que o faça focado naquilo que está a fazer, e em nada mais. Quando estiver a beber o seu café, concentre-se no seu sabor, no seu aroma, na sua frescura. E este ato serve como exemplo para tudo o resto na sua vida: aprenda a apreciar aquilo que a vida lhe oferece. Seja o que for.

4 – DEFINA INTENÇÕES PARA O SEU DIA

Uma parte muito importante das rotinas matinais consiste em definir um propósito, uma intenção para esse dia. Se puder escrevê-la num caderno ou até no seu telemóvel, adicionando-a como um lembrete que irá aparecer à sua frente pelo menos duas vezes ao longo do dia, melhor ainda. Mas se não tiver tempo de o fazer todos os dias, pelo menos pense, nem que seja enquanto toma duche, naquilo que quer desse dia. Dependendo do que vai fazer, das pessoas com quem vai estar e dos sentimentos que associa a essas pessoas e situações, defina uma intenção para esse dia (por exemplo, “hoje quero que a reunião com os meus chefes corra bem” ou “hoje quero que o café que vou tomar com o meu amigo Pedro nos traga bons momentos para recordar”). Quer a tenha escrito ou apenas pensado, lembre-se dessa intenção ao longo do dia. Começar cada dia com um propósito dá sentido à vida.

5 – DIGA A SI MESMO: “EU AMO-TE COMO ÉS!”

Começar o dia com amor passa por olhar-se ao espelho e transmitir à sua imagem um reforço positivo e de amor. Não diz ao seu par que o ama, ou aos seus filhos? Então porque não faz o mesmo em relação a si próprio? Pode fazê-lo enquanto se está a pentear ao espelho, dizendo-o em voz alta, ou pensando-o enquanto escova os dentes. O que importa é que todos os dias comecem com uma mensagem de amor dirigida a si, apenas e só a si. É que você é (mesmo) a pessoa mais importante da sua vida, e tem a responsabilidade de a viver da melhor forma e de a aproveitar ao máximo.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

António Sacuvaia
António Sacuvaia (76)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (5)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Moses Caiaia
Moses Caiaia (4)

Mestrando em Ciências Jurídico-Empresariais

Vasco da Gama
Vasco da Gama (22)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor