" />
Conecte-se agora

Opinião

O especial (vulgar) JES

Ladislau Neves Francisco

Publicados

on

- JES Bithday - O especial (vulgar) JES

José Eduardo dos Santos, ex presidente de Angola, segundo muita imprensa nacional e estrangeira, assinou o documento que o confirma como membro do Conselho da República em casa.

O facto não só eleva JES para um patamar negativo no que toca a exemplo social, como também deixa cada vez mais evidente que definitivamente o cidadão JES afinal não é, nem sabe ser cidadão.

Desde o facto de não aceitar o mero e comum, pelos vistos, demasiado comum para ele, tratamento por ex presidente e agora, esta última cena da novela, na qual se recusa a se fazer presente no acto de assinatura/investidura numa função que é a constituição quem o legítima.

Num exercício meramente especulativo, podemos apontar inúmeras razões possíveis de estarem na base desta incapacidade de JES ser ou aceitar ser apenas cidadão. Desde o facto de ter passado maior parte do tempo de vida ligado ao poder, ao facto de quase sempre ter sido cercado de bajus e lambe botas que nada mais fizeram senão, elevar o ego de JES ao ponto de ele mesmo acreditar que é um ser diferente dos demais e portanto, especial, ou pior… tem JES a síndrome de nomear tão forte e incurável que não se consegue submeter e passar a nomeado?

São questões meramente especulativas,  entretanto, é mais que normal que tenham surgido na cabeça de milhões de angolanos. Afinal o ex presidente, o único e primeiro sucedido sem causa de morte ou golpe de Estado, simplesmente se furta a participar nos actos de Estado, limitado-se a participar nos actos do partido, onde ainda é o BOSS, dando mostras de distanciamento do actual líder que apesar de ter sido indicado por si, parece não encher as medidas de JES e principalmente de sofrer da síndrome comum em muitos angolanos, a síndrome de gostar de ser chefe. O que infelizmente o torna mais que comum, vulgar, afinal não é difícil encontrar um angolano que goste de ser o boss/chefe.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Autores

António Sacuvaia
António Sacuvaia (76)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (5)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Moses Caiaia
Moses Caiaia (4)

Mestrando em Ciências Jurídico-Empresariais

Vasco da Gama
Vasco da Gama (22)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor