" />
Conecte-se agora

Bastidores

JES assinou livro de tomada de posse como conselheiro da República em casa

Redação

Publicados

on

josé eduardo dos santos - JES 1 - JES assinou livro de tomada de posse como conselheiro da República em casa

A ausência até agora não justificada de ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos na tomada de posse como membro do conselho da República de que é membro por imperativo constitucional, continua a dar que falar.

A ausencia de Dos Santos, vem expor a crise de bicefalia que afecta o MPLA, avança o jornal português  Expresso, na sua edição de 24 de Fevereiro, e revela que o livro de posse teve que ser levado a casa do ex-presidente da República, para que o assinasse.

“JES parece incoformado pelo facto de ter passado de estatuto de nomeador ao de nomeado”, avança expresso, citando uma fonte proximo de Dos santos.

O semanario portugues também ouviu Ambrosio lukoki, assumido critico da governação de Dos Santos, que fala de “bailado de egos”, e acusa Dos Santos de se comportar como um  “menino mimado e complexado, que, ao não respeitar os outros, arisca-se cada vez mais a não ser respeitado”. 

Eduardo dos Santos deveria tomar passe como membro do Conselho da República em conformidade com o artigo 135 da constituição que estabelece que os antigos Presidentes da República que não tenham sido destituídos do cargo, devem integrar este órgão colegial de natureza consultiva do Chefe de Estado angolano.

Para além de JES, também estiveram ausentes o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos e o Presidente da UNITA, Isaías Ngola Samakuva. O Primeiro esteve na Africa do Sul, em missão de serviço onde assistiu  a tomada de posse do novo Chefe de Estado. Já o líder da UNITA, esteve  ausente por estar em missão partidária.

Publicidade

Autores

António Sacuvaia
António Sacuvaia (76)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (5)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Moses Caiaia
Moses Caiaia (4)

Mestrando em Ciências Jurídico-Empresariais

Vasco da Gama
Vasco da Gama (22)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (8)

Jornalista e Escritor