Sociedade
Mais de 20 mil polícias asseguram quadra festiva em Luanda
Pelo menos 22 mil agentes da Polícia Nacional afectos ao Comando de Luanda estão em prontidão para o asseguramento da quadra festiva, disse o intendente chefe Mateus Rodrigues.
Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação provincial do Ministério do Interior, Mateus Rodrigues, garantiu que as forças da ordem estão em prontidão para neutralizar eventuais desacatos.
A maior parte dos efectivos são dos comandos municipais, distritais, Unidade Operativa de Luanda, Polícia de Trânsito, Serviço de Bombeiros e de outras áreas afectas ao comando geral da Polícia Nacional que vai trabalhar em cooperação com outros órgãos de defesa e segurança, como a Polícia Militar.
“ A partir do dia 23 vamos elevar as acções a 100 por cento em termos de meios e efectivos, assim como na passagem de ano “, explicou.
De acordo com o responsável, a actuação das forças da ordem vão ser contundentes e eficazes, especialmente naquelas circunstâncias em que algum cidadão mostre sinais de querer suplantar a ordem na sociedade, sem contudo deixar de respeitar os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, para que tudo decorra num ambiente de paz e harmonia.
Mateus Rodrigues apelou a população no sentido de colaborar com as forças policiais, a fim de se passar uma quadra festiva tranquila, num ambiente calmo e seguro, devendo cumprir com as instruções da polícia.
A província de Luanda tem 6.945.386 habitantes, segundo dados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em Maio de 2014 e é constituída pelos municípios de Luanda, Kilamba-Kiaxi, Talatona, Viana, Belas, Cazenga, Cacuaco, Icolo e Bengo e Quiçama.