Desporto
1º de Agosto promete interpor recurso ao tribunal arbitral
O 1º de Agosto pretende interpor recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto, em função dos castigos aplicados aos seus jogadores pela Federação Angolana de Futebol (FAF), apurou hoje a Angop de fonte oficial.
De acordo com o advogado do clube militar, Arlindo Almeida, esta decisão segue-se à sentença do conselho jurisdicional que considerou improcedente o recurso apresentado, após o castigo de 70 dias aplicado pelo Conselho de disciplina da FAF.
‘’Vamos recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto para que se faça a justiça. Pensamos que houve uma infracção grave cometida pelos órgãos jurisdicionais da FAF. Neste sentido vamos pedir se é possível o tribunal suspender o castigo até uma decisão final e que os jogadores possam ser utilizados’’ – informou.
De acordo com o advogado, antes de se dar entrada do recurso ao tribunal, o documento será primeiro traduzido para uma linguagem técnica, porque contém um conteúdo jurídico, para não se induzir ninguém a erro. Será antes remetido a FAF que irá submetê-lo ao tribunal.
‘’Precisamos ter aqui um Tribunal Arbitral para solução destas situações e tantas outras. Já devíamos ter, mas infelizmente não temos ainda’’ – realçou.
Os jogadores suspensos são o “capitão” da equipa Dani Massunguna, Paizo, Nelson da Luz, Geraldo, Natael e Show, todos integrantes da equipa base da formação “militar”, actual bi-campeã nacional, por não terem participado no Campeonato Africano ‘’CHAN2018’’, reservado a jogadores que evoluem nos respectivos países.
O Conselho de disciplina havia sancionado com 70 diasnas provas sob égide da FAF. Após o recurso do clube, o Conselho jurisdicional reduziu os castigos de Dani Massunguna (50 dias), Nelson da Luz, Geraldo, Paizo (50), enquanto Natael viu agravada para 75 dias.
A FAF absolveu o jogador Show.
Adiou as duas primeiras jornada do Girabola com o Progresso do Sambizange e 1º de Maio de Benguela devido ao compromisso nas Afrotaças.
O campeão nacional estreou-se com vitória de 3-0 no jogo da primeira ‘’mão’’ das eliminatórias de acesso a fase de grupos da liga dos clubes campeões, diante do FC Platinum do Zimbabwe.
Hoje embarcou para o Zimbabwe onde disputa a segunda mão no dia 20.