Mundo
Irão reforça controlo no Estreito de Ormuz com novos postos de fiscalização e cobrança de taxas
O irão reforçou o controlo sobre o Estreito de Ormuz através de postos de fiscalização nas ilhas, acordos diplomáticos e, em alguns casos, cobrança de “taxas” para garantir a passagem segura de embarcações.
Segundo a imprensa, o Irão está a implementar um sistema de várias etapas para autorizar a circulação de navios no Estreito de Ormuz, numa altura em que vários países procuram reabastecer os seus estoques de energia, afetados pela guerra.
Entretanto, os Estados Unidos alertaram contra o cumprimento das exigências iranianas, mas alguns governos e armadores continuam a assumir o risco.
Em Dubai, a tripulação do petroleiro navegou cuidadosamente por uma rota definida pelo Irão, seguindo próximo da costa e atravessando diversos postos de controlo instalados nas ilhas do estreito.
As exigências impostas ao petroleiro fazem parte de um mecanismo complexo criado pelo Irão para regular a passagem marítima no Estreito de Ormuz.
Com Teerão a exercer controlo de facto sobre a região, o sistema inclui negociações diplomáticas entre governos, fiscalização rigorosa das autoridades iranianas e, em alguns casos, pagamentos em troca de segurança para as embarcações.
Segundo especialistas, esta medida visa contornar o cenário de crise energética que se pode verificar nos próximos tempos, caso as restriçõs no tráfego de embarcações continue.
