Ligar-se a nós

Mundo

Irão reforça controlo no Estreito de Ormuz com novos postos de fiscalização e cobrança de taxas

Publicado

em

O irão reforçou o controlo sobre o Estreito de Ormuz através de postos de fiscalização nas ilhas, acordos diplomáticos e, em alguns casos, cobrança de “taxas” para garantir a passagem segura de embarcações.

Segundo a imprensa, o Irão está a implementar um sistema de várias etapas para autorizar a circulação de navios no Estreito de Ormuz, numa altura em que vários países procuram reabastecer os seus estoques de energia, afetados pela guerra.

Entretanto, os Estados Unidos alertaram contra o cumprimento das exigências iranianas, mas alguns governos e armadores continuam a assumir o risco.

Em Dubai, a tripulação do petroleiro navegou cuidadosamente por uma rota definida pelo Irão, seguindo próximo da costa e atravessando diversos postos de controlo instalados nas ilhas do estreito.

As exigências impostas ao petroleiro fazem parte de um mecanismo complexo criado pelo Irão para regular a passagem marítima no Estreito de Ormuz.

Com Teerão a exercer controlo de facto sobre a região, o sistema inclui negociações diplomáticas entre governos, fiscalização rigorosa das autoridades iranianas e, em alguns casos, pagamentos em troca de segurança para as embarcações.

Segundo especialistas, esta medida visa contornar o cenário de crise energética que se pode verificar nos próximos tempos, caso as restriçõs no tráfego de embarcações continue.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD