Ligar-se a nós

Economia

Reservas líquidas baixam para Usd 13 mil milhões

Publicado

em

As Reservas Inter- nacionais Líquidas contraíram no mês em 6,64 por cento, situando-se em 13.299,71 milhões de dólares.

A informação consta do comunicado final saído da recente reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM/BNA).

O CPM analisou a evolução dos indicadores relativos à economia nacional com realce para os Sectores Real, Fiscal, Monetário e Externo, bem como o comportamento da economia internacional.

Foi prestada particular atenção à evolução dos preços na economia nacional, tendo-se observado um ligeiro aumento no indicador mensal e redução em termos homólogos.

Economia Monetária

No mês de Dezembro de 2017, a taxa de inflação mensal, medida pelo Índice de Preços no Consumidor Nacional, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, foi de 1,20 por cento, contra 1,04 por cento no mês anterior e 2,04 por cento em Dezembro de 2016. Assim, a inflação dos últimos doze meses situou-se em 23,67 por cento, contra 24,70 por cento no mês anterior e 41,12 por cento no período homólogo de 2016.

O Índice de Preços no Consumidor das províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huila registou uma variação de 1,13 por cento, 1,64 por cento, 1,19 por cento e 1,25 por cento, respectivamente, no período de Novembro a Dezembro de 2017.

O agregado monetário que congrega a totalidade dos depósitos bancários e as notas e moedas e poder público, denominado de M2, aumentou 2,04 por cento em Dezembro de 2017 e diminuiu 0,10 por cento nos últimos 12 meses.

Em Dezembro de 2017, a Luibor Overnight fixou-se em 17,77 por cento ao ano. crédito à economia aumentou 2,35 por cento, enquanto o Crédito Bruto ao Governo Central (titulado e não titulado) aumentou 4,14 por cento.

No Mercado Cambial primário, a taxa de câmbio média do Kwanza face ao dólar norte americano foi de 165,92.

Em Dezembro, os bancos comerciais compraram 892 milhões de dólares norte ame ricanos, dos quais 689 milhões ao BNA e o remanescente aos seus clientes, o que comparativamente ao mês anterior representou um aumento de 3,84 por cento e em termos anuais de quatro por cento.

Na sequência da análise efectuada à evolução dos principais indicadores macroeconómicos e, tendo em atenção as mudanças em curso no quadro das políti- cas económicas, para fazer face aos desafios de 2018, o Comité de Política Monetária (CPM) decidiu manter a Taxa Básica deJuro-TaxaBNA–em18por cento, ao ano; manter a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez (Overnight) em 20 por cento, ao ano; manter não remunerada a Faci- lidade Permanente de Absorção de Liquidez (Overnight) e manter o Coeficiente das Reservas Obrigatórias sobre os depósitos em moeda nacional em 21 por cento.

 

Economia & Finanças

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD