Destaque
Governador pede apoio institucional para Cabinda
Eugénio Laborinho, que falava durante a abertura da 1ª sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, disse estar determinado em trabalhar para mostrar que Cabinda é muito mais que o seu petróleo.
Destacou a crescente actividade pesqueira artesanal, agrícola e agro-pecuário na região.
Entendemos, prosseguiu o governador, que Cabinda precisa de uma solução estratégica e integrada que permita solucionar definitivamente os seus problemas estruturantes.
Sugeriu a realização de estudos de viabilidade para a construção de uma barragem na região, banhada por vários rios.
Essa sugestão do governador visa encontrar soluções para por cobro as frequentes falhas no fornecimento de energia eléctrica que a província enfrenta.
Eugénio Laborinho referiu-se ao desemprego em massa que assola os jovens da província, em função de serem dispensados do campo petrolífero do Malongo, que é o maior empregador da região.
Propôs a criação de um estatuto especial para Cabinda no quadro da Constituição, dos diplomas do Ministério da Administração do Território e da reforma do Estado que define um novo modelo de organização administrativa.
A economia de Cabinda é dominada pela exploração petrolífera, indústria da madeira, agricultura, pecuária e pela actividade pesqueira.